Papa fala de uma Europa envelhecida e Juncker renta rejuvenescê-la com dinheiro

26 nov, 2014 • Anabela Góis

A apresentação esta quarta-feira do plano de revitalização da economia europeia e a visita histórica do Papa a Estrasburgo dominam as notícias dos jornais desta manhã.

“Juncker promete 300 milhões para a Europa sem mais dinheiro público”, o título do jornal “Público” resume o plano de investimento, para salvar a economia europeia da recessão, que hoje foi apresentado pela Comissão Europeia. Entre outras coisas – adianta o jornal – Jean Claude Juncker vai ter de explicar como é que pensa transformar um capital inicial de 21 mil milhões de euros nos mais de 300 mil milhões com que tenciona salvar a economia da recessão.

O “Jornal de Negócios” diz que o segredo está no investimento privado: o novo fundo terá 21 mil milhões de euros em dinheiro público e Juncker espera 15 vezes mais do privado. Com este plano a Comissão Europeia espera criar um milhão de postos de trabalho. O mesmo tema no “Diário Económico” que puxa para título: “Falta de fundos novos condiciona plano Juncker”.

Na primeira página do “Diário de Notícias” ficamos a saber que “Portugal vai ficar cada vez mais longe das economias fortes”. É uma previsão da OCDE, segundo a qual até 2016 a nossa economia vai divergir dos países da Zona Euro. O “DN” diz, por outro lado, que a “economia mundial está a perder vigor, arrastada pela fragilidade da zona euro”.

O “Correio da Manhã” fala da visita que o Papa Francisco ontem fez ao Parlamento Europeu. Em Estrasburgo o Papa lembrou o problema da imigração ilegal, adianta o jornal. O “i” fala de uma visita histórica, onde Francisco criticou a cultura do descarte e do consumismo exacerbado. Para título o jornal escolheu uma frase do Papa: “Dignidade humana vem antes dos interesses económicos”.

A visita faz manchete no “New York Times” que escreve: “Papa faz diagnóstico sombrio da Europa”. Diz o jornal que o Papa usou palavras bruscas e pouco usuais para apelar aos líderes da União Europeia para renunciarem ao medo. Uma foto de Francisco - sorridente - preenche toda a primeira página do espanhol “ABC”. O título em forma de legenda “ O Papa pede a uma Europa ferida o regresso aos valores”. Diz este jornal que o Pontífice alertou os dirigentes para a falta de confiança que os europeus têm nas instituições.

No francês “La Croix” uma foto do Papa Francisco em Estrasburgo e a pergunta: “Europa onde está a tua força?”. A histórica visita do Papa a Estrasburgo é também destaque nos jornas italianos “Il Messaggero”, “Corriere della Sera” e o “L’Osservatore Romano” todos com fotografias de Francisco a ilustrar a primeira página.