Emissão Renascença | Ouvir Online

Revista de Imprensa Europeia

Estado Islâmico a assustar e Bruxelas a suster a respiração

15 set, 2014 • João Cunha

Os destaques da imprensa europeia incidiram sobre a conferência em Paris sobre o Estado Islâmico e sobre a possível independência escocesa.

O Presidente francês diz que não há tempo a perder no combate ao Estado Islâmico.

De acordo com a rádio francesa France Info, François Hollande, que abriu esta segunda-feira em Paris uma conferência sobre segurança no Iraque, reafirmou a necessidade de agir rapidamente, em conjunto com as autoridades iraquianas.

Já a televisão TF1 destaca as palavras do ministro da Defesa aos militares franceses estacionados em Abu Dhabi: estejam preparados para intervir. Os primeiros voos de reconhecimento sobre o Iraque vão começar em breve.

Bruxelas sustem a respiração, escreve o diário espanhol "La Vanguardia". Tudo por causa do referendo à independência da Escócia. Diz o jornal que a Comissão Europeia está a tentar passar despercebida face às consequências que poderá ter um "sim" naquela consulta popular. 

O possível nascimento de um novo Estado dentro da União não está previsto na legislação comunitária, como tem sublinhado nos últimos tempos o jornal britânico "The Guardian", que dá voz às preocupações do Fundo Monetário Internacional: o "sim" pode resultar numa agitação nos mercados financeiros - que moeda vai utilizar uma eventual Escócia independente?

As preocupações com o futuro da Escócia levaram mesmo a Rainha Isabel II a aconselhar os escoceses a pensarem bem no que vão fazer.