Emissão Renascença | Ouvir Online

União Europeia: trabalhamos para si

26 nov, 2014 • Ana Carrilho

Esta quarta-feira no espaço Euranet dedicado à União Europeia vamos antecipar uma campanha que arranca na próxima sexta-feira e que mostra o impacto que a União tem em Portugal. O comissário Carlos Moedas explica como e ainda olhamos para bons exemplos, alguns deles premiados.

União Europeia: trabalhamos para si

A campanha chama-se “União Europeia: trabalhamos para si” e está em curso em vários países da Europa, mas arranca em Portugal na próxima sexta-feira com a emissão de spots de televisão e anúncios na imprensa. O objectivo é dar a conhecer, através de exemplos concretos, o impacto positivo que a União Europeia tem no país.

A semana passada, o comissário europeu Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, esteve em Lisboa para o lançamento da campanha e a jornalista Ana Carrilho falou com ele.

Casos de sucesso
Um dos casos de sucesso que foram apresentados foi o do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O ano passado, o projecto recebeu um dos prémios “Regio Stars” na categoria de “Crescimento Inteligente”. No parque funcionam mais de 180 empresas e, desde que foi criado em 2006, já gerou cerca de 2.500 postos de trabalho, quase todos de elevada qualificação. Um investimento global de 22 milhões de euros, comparticipado em mais de 15 milhões pela União Europeia.

Em entrevista à Renascença, o pró-reitor da Universidade do Porto, Carlos Melo Brito, dá conta do trabalho feito nos últimos 7 anos e aponta estratégias para o futuro.

Um bom exemplo... e premiado
Nestes anos as empresas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto já receberam dezenas de prémios nacionais e internacionais. Os seus produtos e serviços são cada vez mais procurados e os jovens empreendedores apostam na divulgação do seu trabalho. Três deles mereceram atenção no evento de lançamento da campanha europeia e a Renascença foi conhecê-los.

Além de Portugal e da inovação, outros 5 países vão estar em destaque na campanha europeia “Trabalhamos para Si”.

A Espanha vai mostrar como a União europeia tem ajudado o país a criar empregos verdes, a Alemanha aposta na aproximação dos cidadãos à era digital.

A Finlândia tem usado os fundos europeus para facilitar a inclusão dos mais velhos, enquanto a Letónia dirige as atenções para os jovens e a Polónia investe no empreendedorismo.