Tempo
|

Patriarca apela ao voto no domingo

27 set, 2013

D. Manuel Clemente defende ser preciso que os sacrifícios financeiros sejam muito bem explicados aos portugueses, por forma a serem aceites.

O Patriarca de Lisboa lança o apelo aos eleitores para votarem no domingo. D. Manuel Clemente considera que os portugueses devem exercer o seu dever cívico e ir votar nas eleições autárquicas.

“Que participem, isso é que eu espero. Deles e de mim próprio. Como cidadãos, que participem todos, porque a vida política é fundamental em qualquer sociedade. É onde activamos a nossa responsabilidade, é onde decidimos o nosso futuro a nível local e a nível nacional.”

O Patriarca vai ao ponto de pedir aos eleitores que ajudem-se uns aos outros a cumprir este direito, caso seja necessário: “A minha insistência é que todos participemos, que nos ajudemos a participar, às vezes há pessoas com dificuldades a deslocar-se e podemos dispor-nos a ajudar, porque isto diz respeito a todos”, explica.

D. Manuel Clemente defende ainda ser preciso que os sacrifícios sejam muito bem explicados aos portugueses, por forma a serem aceites.“Conseguimos aguentar quando somos motivados, isto é, como todos sabemos na vida, face a determinadas situações nós somos capazes de sacrifícios quando sabemos a lógica desses sacrifícios, desde que haja possibilidade de os fazer, quando não há possibilidade não os fazemos”.

“Mas quando temos ainda alguma margem, aguentamos desde que percebamos a continuidade da história. E isso requer muita pedagogia, o que eu e os meus colegas temos requerido é muita pedagogia, muito esclarecimento, muita coesão, bons exemplos de todos, responsáveis e elites sobretudo.”

O Patriarca de Lisboa falava com os jornalistas à margem de um almoço da Associação Cristã de Empresários e Gestores, no âmbito do ciclo de conferências Portugal no Futuro.