Emissão Renascença | Ouvir Online

Obama saúda “primeiro Papa das Américas”

13 mar, 2013

Presidente norte-americano diz que o cardela argentino Jorge Mário Bergoglio é um defensor dos pobres e dos mais vulneráveis.

Obama saúda “primeiro Papa das Américas”

O presidente dos Estados Unidos saúda a eleição do novo Papa Francisco e salienta o facto de ser o primeiro chefe da Igreja Católica proveniente do continente Americano.

“Como primeiro Papa das Américas, a sua eleição também demonstra a força e vitalidade de uma região que está cada vez mais a moldar o nosso mundo e, ao lado dos milhões de hispano-americanos, nós aqui nos Estados Unidos partilhamos a alegria por este dia histórico”, afirma Barack Obama, em comunicado.

Obama endereça “votos calorosos” ao sucessor de Pedro e considera que o novo Papa “é um campeão dos pobres e dos mais vulneráveis entre nós”.

O vice-presidente Joe Biden vai liderar a delegação norte-americana na cerimónias de inauguração do pontificado, a 19 de Março, na terça-feira dia de São José, patrono da Igreja, na praça de São Pedro.

O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio é o sucessor de Bento XVI na cadeira de São Pedro. O novo Papa, o 266º da Igreja Católica e o primeiro sul-americano, é jesuíta e escolheu o nome Francisco.

Depois de cinco escrutínios, e pouco mais de 24 horas após o início do Conclave, os cardeais chegaram a uma votação conclusiva. O fumo branco foi visível às 18h06 e o novo Papa surgiu na varanda da Basílica de São Pedro cerca de uma hora depois.

Jorge Mário Bergoglio nasceu a 17 de Dezembro de 1936 e é eleito aos 76 anos. Bento XVI tinha 78 quando foi escolhido em 2005.

O novo Papa formou-se como técnico químico e só mais tarde ingressou no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile.