Emissão Renascença | Ouvir Online

Cardeais discutem o papel da mulher na Igreja

08 mar, 2013 • Aura Miguel, em Roma

Cardeal Sodano diz que é “reconfortante” saber que há pessoas a “adoptar” um cardeal em oração. 

Cardeais discutem o papel da mulher na Igreja
Directora da Edição espanhola do L’Osservatore Romano, Marta Lago, 42 anos, é uma das raras mulheres com poder no Vaticano. No pontificado de Bento XVI aceitou o convite para chefiar a secção espanhola do jornal do Papa e, apesar de admitir que foi preciso "adaptar-se", acredita que no futuro o Vaticano terá mais mulheres ao serviço.
Os cardeais presentes em Roma para as Congregações Gerais aproveitaram o Dia Mundial da Mulher para discutir o papel desta na Igreja.

Segundo o padre Federico Lombardi foram feitas várias intervenções nesse sentido, embora o conteúdo não tivesse sido revelado.

Aquando da eleição de Bento XVI falou-se na importância de colocar mais mulheres em posições de influência na curia romana, mas foram feitos poucos progressos. Actualmente as mulheres apenas podem chegar ao cargo de subsecretário nas congregações do Vaticano, mas há apenas duas nessa posição.

Recentemente o cardeal Sandri, argentino mas a trabalhar na curia romana há muitos anos, disse que era importante permitir que mais mulheres pudessem contribuir para a Igreja, nas diferentes áreas, incluindo na formação de padres.

Outro ponto falado durante as congregações foi o projecto de adopção de um Cardeal que circula na internet. Os fiéis inscrevem-se e é-lhes atribuído um Cardeal eleitor, por quem se comprometem a rezar durante o período antes e durante o Conclave. Segundo o padre Lombardi os cardeais receberam com agrado essa notícia, com o decano do Colégio Cardinalício Angelo Sodano a dizer mesmo que se tratava de um facto “reconfortante” para quem está encarregue de tão importante decisão.