Emissão Renascença | Ouvir Online

Secretário pessoal acompanha o Papa

14 fev, 2013

Monsenhor Ganswein deverá permanecer como prefeito da Casa Pontifícia apesar de ir viver com Bento XVI depois da resignação.

Secretário pessoal acompanha o Papa
Monsenhor Georg Gänswein, secretário do Papa e prefeito da Casa Pontifícia, vai continuar a acompanhá-lo nos próximos tempos, tanto em Castel Gandolfo, como mais tarde no mosteiro. Em simultâneo dará continuidade às suas responsabilidades enquanto prefeito.
O séquito que acompanha mais de perto o Papa vai continuar ao seu lado depois da resignação a 28 de Fevereiro.

Actualmente vivem junto de Bento XVI o seu secretário pessoal, monsenhor Georg Ganswein, e um conjunto de leigas consagradas do movimento Comunhão e Libertação.

Segundo o director da sala de imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, Ganswein vai acumular o cargo de prefeito da Casa Pontifícia com o de secretário do actual Papa.

“O Papa vai acompanhado para Castel Gandolfo e depois para o mosteiro pelo Monsenhor Georg que o continua a seguir pessoalmente e pelas leigas consagradas, e assim o núcleo fundamental da família pontifícia que está à sua volta acompanha-o. Monsenhor Georg, permanecendo prefeito da casa pontifícia, de facto conserva também a tarefa de secretário. Ele informou-me que vai morar na residência de Bento XVI, e realizará as tarefas que lhe competem no seu gabinete”, explicou o padre Lombardi.