Emissão Renascença | Ouvir Online

PSD espera que PS mantenha “sentido de responsabilidade”

08 set, 2012

Depois de mais medidas de austeridade, já há quem entre os socialistas só admita o voto contra no Orçamento do Estado.

PSD espera que PS mantenha “sentido de responsabilidade”

O vice-presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, diz acreditar que o PS não vai faltar ao seu "sentido de responsabilidade" no momento da votação do Orçamento do Estado para 2013.

"O PS é um partido importante, não é um partido de protesto. É um partido de alternativa, de Governo, um partido que deve ser um partido de estadistas. E numa altura difícil, como esta, é sempre fácil colocarmo-nos do lado daqueles que apenas protestam", afirmou aos jornalistas o vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), em resposta a uma questão sobre a possibilidade de o PS votar contra o Orçamento do Estado.

Jorge Moreira da Silva disse que um dos caminhos possíveis para o PS pode ser o da apresentação de alternativas às medidas anunciadas na sexta-feira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que procuram um encaixe de dois mil milhões de euros que substitua o corte dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos "chumbado" pelo Tribunal Constitucional.

A outra via possível, explicou o dirigente social-democrata, seria que o partido se colocasse "ao lado do Governo" assumindo um "sentido de responsabilidade", lembrando Moreira da Silva o papel do PS na criação do memorando de entendimento assinado com a 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional).

"Parece que o PS andava à procura de um pretexto. Não acredito que o PS falte ao seu sentido de responsabilidade", declarou o vice-presidente do PSD.

De recordar que o ex-líder parlamentar do PS Francisco Assis considerou hoje que o primeiro-ministro deitou "tudo a perder" ao anunciar medidas de austeridade "extremamente injustas" e que aos socialistas só resta votar contra o Orçamento do Estado para 2013.