Emissão Renascença | Ouvir Online

Um oásis transmontano

10 ago, 2012 • Olímpia Mairos

Candidata a maravilha de Portugal, há uma praia que tem relvado para quem procura sombras e um areal logo ao lado para os que apreciam os beneficíos do sol. E há banhos quentes.

Um oásis transmontano

Há um local inesperado, no concelho de Macedo de Cavaleiros: a praia da Ribeira, integrada na paisagem protegida da Albufeira do Azibo. Com excelentes comodidades, a prática balnear surge em perfeita harmonia com a natureza envolvente.

O presidente da Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, Duarte Moreno, não tem dúvidas da mais-valia do espaço. "É só olharmos para ela. Tem grandes espaços verdes, tem um grande areal, tem todas as características necessárias para [concorrer] às '7 maravilhas - praias de Portugal'", afirma.

A zona é de enorme riqueza paisagística e biológica e oferece aos seus frequentadores inúmeras actividades e recursos para dias bem passados. Exemplo disso, descreve Duarte Moreno, são "a canoagem, o remo, a piscina flutuante, as gaivotas, os insufláveis, o 'BTT', os passeios de bicicleta, a observação de aves e os percursos pedestres".

A praia da Ribeira, diz quem a frequenta, dá para quem procura sol ou sombra. "Tem particularidades que outras praias não têm. Podemos estar na relva à sombra ou então no areal", explica Maria, frequentadora assídua da praia.

"Esta praia tem tudo de especial", diz Joaquim Paradela, que também frequenta a praia. "Tem relva como nenhuma tem, sombras, água de muito boa qualidade, areia e equipamentos vários para as pessoas se divertirem."

Verdadeiro oásis no nordeste transmontano, a praia da Ribeira é dada a banhos quentes: a água atinge normalmente uma temperatura acima dos 24 graus à superfície durante o Verão.



7 MARAVILHAS - PRAIAS DE PORTUGAL
Ao longo de Agosto, a Renascença lançou diariamente uma reportagem sobre as 21 candidatas às "7 maravilhas - praias de Portugal". Pode ver AQUI a listagem individual de todas as reportagens publicadas. Para consultar o método de votação, basta ir AQUI.