Emissão Renascença | Ouvir Online

Um capricho da natureza

08 ago, 2012 • Olímpia Mairos

Fisgas de Ermelo é uma praia selvagem que tem a maior queda de água de Portugal e uma das maiores da Europa. Há lagoas de águas cristalinas cavadas na rocha e as pedras servem de prancha para os mergulhos.

Um capricho da natureza
Em pleno Parque Natural do Alvão, por entre paisagens que são de tirar o fôlego, ouve-se o rugido da água a furar a pedra e as Fisgas de Ermelo aparecem do nada. Um desnível vertiginoso e, entre o xisto lascado, surge o Rio Olo, com a maior queda de água de Portugal e uma das maiores da Europa.

Do miradouro, confortavelmente acessível no final da estrada, é possível observar a majestosa e impressionante cascata com mais de 200 metros de altura. É por aqui que anda José Bolico, que veio de Carnaxide com a família para passar uns dias de férias. "É um sítio muito grande, muito bonito, inóspito… É diferente daquilo a que estamos habituados", descreve.

Descemos a encosta, apreciamos a paisagem, a flora, a fauna e a geologia de uma rara beleza e de vários matizes. As escarpas tornam-se mais íngremes. Deslizamos, pé ante pé, saltando de pedra em pedra, numa tentativa de não resvalar.

A montante e a jusante das quedas de água existem lagoas ou "piocas", como por aqui se designam, de águas cristalinas cavadas na rocha. É um capricho da Natureza.

"É de facto um local paradisíaco, um local onde dá vontade de se refrescar e que consegue, no mesmo espaço, reunir um conjunto de características: a frescura da água e a limpidez e, ao mesmo tempo, a envolvência, a paisagem", diz o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira. O autarca lembra ainda que "este é o resultado de um acidente geológico e que, pela sua dimensão, torna o local especial e faz desta praia selvagem algo único em Portugal".

Toalhas estendidas em pedra
Nas Fisgas de Ermelo não há areia, relva ou terra. As toalhas estendem-se pelas pedras duras, que servem também de pranchas para os banhistas se atirarem à água. E são muitos os que, durante os meses mais quentes, procuram este espaço criado pela natureza ao longo de muitos e muitos anos.

Artur Oliveira é de Mondim de Basto, conhece as Piocas praticamente desde que nasceu. Sempre que o trabalho e o tempo o permitem, desce às lagoas, sozinho ou acompanhado da família: "Venho pela beleza natural e porque aqui encontra-se a paz, o sossego, a tranquilidade que as pessoas precisam para o dia-a-dia".

É nas Fisgas de Ermelo que se localiza uma das maiores quedas de água da Europa: cai quase 200 metros, num desnível cavado pelo rio Olo, através de uma grande barreira de quartzitos, entre as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes.

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo, que concorre às "7 maravilhas - praias de Portugal" na categoria de praias selvagens, atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que daqui saem com todos os sentidos despertos.

7 MARAVILHAS - PRAIAS DE PORTUGAL
Ao longo de Agosto, a Renascença lançou diariamente uma reportagem sobre as 21 candidatas às "7 maravilhas - praias de Portugal". Pode ver AQUI a listagem individual de todas as reportagens publicadas. Para consultar o método de votação, basta ir AQUI.