Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa espera que "as raízes cristãs" continuem "a florir" no México

26 mar, 2012

Bento XVI despediu-se esta segunda-feira dos mexicanos, após visita ao país, e pediu ao povo para se manter fiel a si mesmo. Depois, seguiu para Cuba, onde terá Raul Castro à espera no aeroporto.

Papa espera que "as raízes cristãs" continuem "a florir" no México
Na cerimónia de despedida no aeroporto internacional de León, o Papa apelou aos mexicanos para que "não se deixem amedrontar pelas forças do mal", e trabalhem para que "a seiva das suas raízes cristãs faça florir o seu presente e o seu futuro". Bento XVI convidou ainda os mexicanos a um esforço solidário para alcançar uma vida "digna, justa e pacífica para todos".

Na cerimónia de despedida no aeroporto Internacional de León, o Papa deixou um apelo público, dirigido aos mexicanos, para que não se deixam amedrontar pelas “forças do mal”.

“Desejo renovar, vigorosa e claramente, um apelo ao povo mexicano para que permaneça fiel a si mesmo e não se deixe amedrontar pelas forças do mal, para que seja corajoso e trabalhe a fim de que a seiva das suas raízes cristãs faça florir o seu presente e o seu futuro”, disse.

Bento XVI sublinhou que acompanha o sofrimento dos mexicanos e deixou um conselho dirigido aos católicos e a todos os homens de boa vontade do país que agora deixa.

“Exorto ardentemente os católicos mexicanos e todos os homens e mulheres de boa vontade a não cederem à mentalidade utilitarista, que acaba sempre por sacrificar os mais frágeis e indefesos. Convido-os a um esforço solidário, que permita à sociedade renovar-se a partir dos seus alicerces para alcançar uma vida digna, justa e pacífica para todos.”

O avião que transporta o Papa segue para Cuba, onde chega esta noite. À sua espera vai estar Raul Castro. Após os discursos oficiais, Bento XVI dirige-se à praça principal da cidade para celebrar missa.