Emissão Renascença | Ouvir Online

Novo mapa judiciário

PS pede a demissão da ministra da Justiça

11 set, 2014

Os socialistas dizem que só há uma de duas soluções: ou a ministra se demite ou é demitida pelo primeiro-ministro. "Está criado o caos nos tribunais", critica o PS.

PS pede a demissão da ministra da Justiça
O PS pediu esta quinta-feira, no Parlamento, a demissão da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, devido aos problemas que se verificam no sector desde a aplicação do novo mapa judiciário.

Os socialistas destacam as dificuldades de acesso à plataforma informática Citius, que funciona com graves limitações desde 1 de Setembro, o primeiro dia do novo mapa judiciário.

"Está criado o caos nos tribunais portugueses. O país espera que a ministra da Justiça saiba tirar por si própria a ilação que se impõe e assuma as suas responsabilidades", disse o deputado Luís Pita Ameixa, nas declarações políticas que precederam a votação sobre o segundo orçamento rectificativo do ano.

"Está em causa o Estado de direito. Caso a responsável ministerial não faça o que se impõe, então, senhor primeiro-ministro, demita já, com urgência, a ministra da Justiça", apelou o deputado.

O PSD respondeu logo de seguida. O deputado Carlos Abreu Amorim considera que, apesar dos problemas, o novo mapa judiciário continua a ser uma boa reforma.

"Não façamos confusões, uma coisa é a lógica da reforma, os benefícios que se vão retirar duma grande reforma estrutural do mapa judiciário e da justiça portuguesa, e outra coisa completamente diferente são alguns problemas que nós reconhecemos e admitimos", afirmou.