Emissão Renascença | Ouvir Online

OMS espera ter 200 mil vacinas contra o ébola em 2015

24 out, 2014

Duas vacinas já testadas em animais estão a ser experimentadas em humanos, numa primeira de fase de avaliação para determinar a sua segurança, eficácia e resposta imunitária.

OMS espera ter 200 mil vacinas contra o ébola em 2015
A Organização Mundial de Saúde (OMS) deu luz verde a um plano para acelerar o desenvolvimento de vacinas experimentais contra o ébola. Até meio de 2015, espera ter 200 mil vacinas contra o vírus.

A agência das Nações Unidas confirmou, esta sexta-feira, que existem duas vacinas promissoras contra o vírus que já estão em fase de testes em humanos, numa primeira de fase de avaliação para determinar a sua segurança, eficácia e resposta imunitária. Outras cinco também estão a ser desenvolvidas e os testes podem começar no próximo ano.

Ambas as vacinas - desenvolvidas pela GlaxoSmithKline (GSK) e Newlink Genetics - contêm uma componente do vírus Ébola com o objectivo de estimular a resposta imunitária sem riscos de contaminação. "Não se pode ser contaminado por Ébola com a vacina", assegurou Marie-Paule Kieny, assistente do diretor-geral para os Sistemas de Saúde e Inovação, da OMS.

“Antes do fim da primeira metade de 2015, podemos ter disponíveis algumas centenas de milhares de doses. Cerca de 200 mil, mas podem ser menos ou podem ser mais”, revelou num encontro, em Genebra, com especialistas de saúde.

A epidemia já provocou a morte a 4.877 pessoas, de acordo com o mais recente balanço da OMS. O surto começou na África Ocidental e já há casos na Europa e nos Estados Unidos.

Em Portugal não há casos registados. Perante a evidência de sintomas suspeitos o doente deve ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e esperar que, se a situação for validada como suspeita, o INEM vá ao encontro do doente em causa.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus