Emissão Renascença | Ouvir Online

Sismo seguido de tsunami faz cinco mortos nas Ilhas Salomão

06 fev, 2013

O centro de alertas do Pacífico lançou o alerta, já levantado, para os territórios entre a Papuásia-Nova Guiné e o Havai.

Pelo menos cinco pessoas, incluindo uma criança, morreram esta quarta-feira na sequência de um forte sismo, 8 na escala de Richter, seguido de um tsunami, que destruiu várias aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul.

O tremor de terra ocorreu às 12h12 (1h12 em Lisboa) ao largo de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, e o epicentro foi localizado a uma profundidade de cinco quilómetros.

"Registámos cinco mortos e três feridos: Entre as vítimas mortais havia uma criança do sexo masculino e quatro idosos, dos quais três mulheres e um homem", indicou, à agência France Presse, Chris Rogers, uma enfermeira que trabalha no hospital de Lata, em Santa Cruz.

Pelo menos três aldeias foram destruídas pela onda gigante em Lata.

Nas horas que se seguiram ao sismo, o centro de alerta de tsunami do Pacífico accionou um aviso para os territórios situados entre a Papuásia-Nova Guiné e o Havai, que já foi levantado. No Japão esperava-se para esta manhã a chegada de um pequeno tsunami de 50 centímetros.