Portas anuncia investimento de multinacional francesa no Fundão

11 jan, 2013

Centro de serviços nas consultorias de engenharia gerido pela empresa Altran pode criar 120 postos de trabalho.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou esta quinta-feira que a multinacional francesa Altran, de tecnologias de informação e consultoria em engenharia, vai realizar um investimento no interior de Portugal que "dará emprego a cerca de 120 quadros qualificados".

Paulo Portas, que falava aos jornalistas durante uma visita oficial a Paris, a convite do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, afirmou que o investimento em causa é "bastante relevante" e, uma vez que vai ter lugar na zona do Fundão, "também tem o significado de contribuir para o equilíbrio entre os vários territórios do país".

Em causa está, numa primeira fase, "um centro de serviços partilhado, muito focado nas consultorias de engenharia", e que "pode ainda crescer para um centro administrativo".

"Assinei, [na quarta-feira], o mandato para a AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal], em colaboração com os departamentos da Economia, negociar as condições para este investimento, já este ano, em Portugal", acrescentou o ministro.

Ainda a propósito da "bastante produtiva" reunião que teve, na quarta-feira, com empresas francesas interessadas em investir em Portugal, Paulo Portas afirmou que contactou com "empresas de sectores muito diversificados, do turismo à aeronáutica, aos aeroportos, à engenharia".

Estas empresas, acrescentou, "reconhecem que há um ganho significativo na reputação externa de Portugal" e "reconhecem que há condições mais favoráveis ao investimento, nomeadamente a partir da reforma da legislação laboral, que se tornou mais flexível", e "também da redução da burocracia e das dificuldades administrativas".