Emissão Renascença | Ouvir Online

Wikileaks vai divulgar um milhão de documentos em 2013

21 dez, 2012

O australiano Julian Assange, de 41 anos, está refugiado há seis meses na embaixada do Equador em Londres.

Wikileaks vai divulgar um milhão de documentos em 2013
O fundador do Wikileaks anunciou que o site vai divulgar, em 2013, um milhão de documentos secretos sobre países de todo o mundo.

"O próximo ano será tão cheio como 2012. O Wikileaks prepara a publicação de um milhão de documentos que dizem respeito a todos os países do mundo", declarou Julian Assange na embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há seis meses.

O site já publicou relatórios das Forças Armadas norte-americanas sobre o Iraque e o Afeganistão, bem como 250 mil telegramas diplomáticos americanos, o que enfureceu as autoridades de Washington.

"Há seis meses, 185 dias, que entrei neste edifício, que se tornou a minha casa, o meu escritório e o meu refúgio", salientou Assange na sua segunda intervenção pública como refugiado, a partir da varanda da embaixada do Equador, decorada com uma fita de Natal.

O australiano, de 41 anos, vive em reclusão desde Junho para evitar ser extraditado para a Suécia, onde deve responder perante uma acusação de violação e agressão sexual, da qual afirma estar inocente.

O Equador concedeu-lhe asilo político, mas o Reino Unido tenciona aplicar o mandado de captura sueco. Assange argumenta que, se for enviado para a Suécia, arrisca-se a ser extraditado para os Estados Unidos e ser condenado à pena de morte.

Assange acusou Washington de "ingerências na economia" do Equador e de interferência nas eleições presidenciais que vão decorrer Janeiro naquele país da América Latina.