Emissão Renascença | Ouvir Online

Vereador vence prémio de arquitectura atribuído pela Câmara de Lisboa

09 nov, 2012 • Maria João Costa

“Vários dos arquitectos premiados estão a fechar os ateliers porque não têm encomenda”, lamenta Manuel Salgado, um dos vencedores do galardão atribuído pela Câmara de Lisboa.

A Câmara de Lisboa atribui esta quinta-feira os Prémios Valmor de Arquitectura, referente a 2007, 2008 e 2009. Entre os galardoados está o edifício do Hospital da Luz, projectado pelo arquitecto Manuel Salgado, o actual vice-presidente da autarquia.

Em tempos de crise na arquitectura, premiados foram também Gonçalo Byrne, Carrilho da Graça, Nuno Teotónio Pereira. A elegância plástica, a funcionalidade e a eficácia foram os factores que determinaram a decisão do júri.

Em declarações à Renascença, o arquitecto Manuel Salgado não vê qualquer incompatibilidade em receber o prémio de 25 mil euros. O vereador do urbanismo e reabilitação urbana explica que, apesar de ter assento nas reuniões do júri do Prémio Valmor, declarou-se impedido ao abrigo do regulamento.

“Isto é uma obra que foi projectada antes de eu ir para a Câmara e de ter as funções que hoje tenho. Na altura nem me passava pela cabeça vir a candidatar-me a qualquer cargo no município de Lisboa”, sublinha.

Manuel Salgado explica que nem se quer se candidatou ao Prémio Valmor, embora a licença de utilização do edifício que permite a candidatura tenha sido concedida quando o arquitecto era já vereador.

A Estação de Metropolitano do Terreiro do Paço, do arquitecto Artur Rosa, recebeu, em ex-aqueo, o prémio Valmor refere ao ano de 2007, lado a lado com o Hospital da Luz.

A autarquia de Lisboa atribuiu um total de 75 mil euros em prémios Valmor. Entre os galardoados estão Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne e Teotónio Pereira, nomes maiores da arquitectura portuguesa que atravessam uma profunda crise.
               
“Vários dos arquitectos que hoje foram premiados e arquitectos da minha geração, estão a fechar os ateliers porque não têm encomenda. A situação é mesmo muito grave para todos aqueles que exercem a profissão de arquitecto em Portugal”, lamenta Manuel Salgado.

Os vencedores do prémio Valmor 2007 são a Estação de Metropolitano do Terreiro do Paço e Hospital da Luz, em Carnide; a distinção de 2008 foi para a Escola Superior de Música de Lisboa, em Benfica, e Estação Metropolitana e Ferroviária do Cais do Sodré; enquanto o galardão de 2009 foi atribuido ao Edifício do Banco Banif-Mais, na avenida 24 de Julho. Em concurso estiveram 429 obras.