Emissão Renascença | Ouvir Online

Câmara de Viseu vai baixar impostos

14 set, 2012 • Liliana Carona

O autarca de Viseu explica que esta não é uma medida eleitoralista e que o município tem espaço de manobra para descer a carga fiscal.

Câmara de Viseu vai baixar impostos
Em contraciclo com o resto do país, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, anunciou esta sexta-feira que vai baixar os impostos, IMI e derrama, do município que dirige, até porque a autarquia está de boa saúde financeira.

O anúncio foi feito em reunião com os jornalistas. “Reduções significativas no IMI, de 0,6 para os prédios urbanos não reavaliados, e lembro que o valor máximo é 0,8, portanto tem aqui uma redução de 25% e para os prédios avaliados, que têm o tecto maís de 0,5, passámos para 0,35”, disse.

A contrário do que se passa a nível nacional, o autarca de Viseu explica que esta não é uma medida eleitoralista e que o município tem espaço de manobra para descer os impostos.

“Estamos a falar de investimentos com muito significado que só é possível com alguma saúde financeira”, referiu. “Foram os viseenses que criaram esta situação. Não são medidas eleitoralistas, espero eu”, observou.

Fernando Ruas pediu no final aos jornalistas que investigassem para ver no país quais as capitais de distrito com taxas mais baixas. Segundo o autarca, Viseu tem claramente das cargas fiscais mais leves do país.