Emissão Renascença | Ouvir Online

Constâncio pode ser o primeiro supervisor de toda a banca europeia

10 set, 2012

Novo organismo do BCE deve ser apresentado em breve. O nome do economista português é o único a ser avançado por fontes comunitárias para o cargo.

Constâncio pode ser o primeiro supervisor de toda a banca europeia

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, está a ser apontado à liderança de um novo organismo europeu que terá como missão supervisionar os bancos da zona euro.

A informação está a ser avançada pelo “Handelsblatt”, um jornal económico alemão que cita fontes da Comissão Europeia e não dá outras alternativas para o lugar.

A confirmar-se a informação, Constâncio abandonaria o cargo de vice-presidente do BCE para se dedicar à nova tarefa.

O novo organismo terá uma equipa própria, dentro do BCE, para não haver conflito de interesses entre a política monetária e a supervisão bancária, garante a mesma fonte.

Na próxima quarta-feira a Comissão Europeia via divulgar um documento sobre toda a banca da UE e poderá avançar com o nome de Constâncio para o novo órgão de supervisão.

Vítor Constâncio foi governador do Banco de Portugal durante vários anos, incluindo nos primeiros anos da crise, e tem sido acusado por alguns partidos e especialistas de não ter feito bem o seu trabalho de supervisão a nível nacional.