Emissão Renascença | Ouvir Online

Porto lidera notas e colocações no Ensino Superior

09 set, 2012 • Eunice Lourenço

Foram colocados 40.415 alunos em 45.078 candidatos. É o número mais baixo de colocações desde 2006, mas também foi o ano com menos candidatos desde 2006.

Porto lidera notas e colocações no Ensino Superior

Os cursos de Enfermagem em Lisboa e no Porto e de Hotelaria no Estoril foram os mais procurados e estão preenchidos a mais de 100% (101 e 102%, respectivamente) devido às vagas suplementares criadas para não prejudicar alunos ultrapassados por colegas do ensino recorrente. E a Universidade do Porto está quase cheia: foram ocupados 99% dos lugares.

É também no Porto que está a nota mais alta de entrada no Ensino Superior: 18,35 em Medicina. Como já é regra, seguem-se os outros cursos de Medicina: Coimbra, Lisboa, Beira Interior e Açores. Medicina Dentária e Engenharia Aeroespacial estão também nos cursos com notas mais altas, mas ainda assim baixo dos 18 valores.

Do lado oposto da tabela, está Marketing, no Politécnico de Viseu, onde foi possível entrar com nota negativa: 9,5.

Nesta primeira fase de colocação no Ensino Superior foram colocados 90% dos candidatos, 87% dos quais entraram numa das três primeiras opções. Aliás, 54% foram colocados na primeira opção.

Ainda assim vários cursos não tiveram sequer uma colocação, sobretudo em institutos politécnicos. É o caso, por exemplo, de seis cursos na Escola Superior Agrária de Bragança.

Foram colocados 40.415 alunos em 45.078 candidatos. É o número mais baixo de colocações desde 2006, mas também foi o ano com menos candidatos desde 2006. Sobram 12 306 vagas para a segunda e terceira fases.

Só três dos 51 cursos da universidade do Porto não preencheram todas as vagas disponíveis. Esses três foram Química, Astronomia e Ciências da Engenharia. O ISCTE, de Lisboa, tem 96% das vagas preenchidas e as universidades Técnica e Nova de Lisboa têm 95%.

Muitos dos cursos em horário pós-laboral não tiveram candidatos ou ficaram com muitas vagas por preencher.