Emissão Renascença | Ouvir Online

“É impossível formar Governo”, desabafa vencedor das eleições gregas

07 mai, 2012

Antonis Samaras, do partido Nova Democracia, não conseguiu encontrar parceiros suficientes para governar. Próximo passo pode ser entregar a governação à coligação de esquerda.

“É impossível formar Governo”, desabafa vencedor das eleições gregas

“É impossível formar Governo”. O desabafo é do líder dos conservadores gregos, que devolveu ao Presidente da República o mandato para formar um Executivo depois das eleições de domingo.

Antonis Samaras foi esta segunda-feira mandatado e tinha três dias para conseguir, além do PASOK, outro parceiro para formar Governo, mas desistiu em menos de 24 horas.

O líder do partido Nova Democracia, vencedor das eleições, diz ter feito tudo, mas não conseguiu encontrar parceiros suficientes para governar entre os cinco partidos que têm lugar no Parlamento grego.

Segue-se agora o segundo partido mais votado, o líder do Sirysa, que deve ser recebido na terça-feira pelo Presidente da Grécia e convidado a formar Governo.

O Sirysa, um agrupamento de partidos de esquerda, opõe-se ao acordo de resgate da Grécia e admite que o país pode entrar em falência, mas deverá ter também dificuldades em reunir uma maioria para governar.

Se tudo falhar, os gregos terão que ir de novo a votos, ao que tudo indica, dentro de um mês.