Emissão Renascença | Ouvir Online

“Receitas fiscais estão empoladas para efeitos eleitorais”

03 ago, 2015

Socialista João Galamba diz que relatório da UTAO dá razão ao PS e que o buraco orçamental pode impedir devolução da sobretaxa.

“Receitas fiscais estão empoladas para efeitos eleitorais”

O PS diz que a devolução da sobretaxa no próximo ano está posta em causa pela diminuição das receitas fiscais.

Segundo um relatório da unidade técnica de apoio orçamental (UTAO), que funciona no Parlamento, podem faltar 660 milhões de euros às contas do Governo.

O deputado socialista João Galamba afirmou que o relatório da UTAO vem dar razão aos socialistas e acusa mesmo o Governo de estar a fazer propaganda manobrando a seu favor a divulgação das receitas fiscais.

“Tudo o que o Governo tem dito em torno da sobretaxa é de facto uma campanha e uma manobra puramente eleitoralista. Nos dados conhecidos não é possível estimar – como tem sido feito pelo Governo – uma devolução parcial da sobretaxa. O que a UTAO veio dizer hoje é o mesmo que o PS disse a semana passada. As receitas fiscais de IRS e IVA estão empoladas para efeitos puramente eleitorais”, disse.

De acordo com aquela equipa que trabalha para a comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, a receita fiscal não está a correr como o previsto e as previsões do Governo podem estar em risco.