Emissão Renascença | Ouvir Online

Chapéu de São Torcato abençoa crentes

31 jul, 2015 • Liliana Carona

No domingo, cumpre-se, uma vez mais, a tradição no santuário localizado em Cabaços, Moimenta da Beira. Entre os peregrinos, muitos são emigrantes.

Chapéu de São Torcato abençoa crentes
Centenas de emigrantes rumam, por estes dias, ao Santuário de S. Torcato em Cabaços, Moimenta da Beira, para cumprirem um ritual secular.

No santuário, todos convergem para a capela, datada do século XII, que pertenceu a um antigo mosteiro de monges de Santo Agostinho, que dedicaram o espaço a S. Torcato, um dos primeiros santos da Península Ibérica.

Na capela, uma das mais antigas do país, encontra-se a primitiva imagem do santo, segurando o livro de pontífice e a palma de mártir, vestido com uma espécie de libré, de calção até ao joelho e chapéu de três bicos na cabeça. Neste espaço, encontramos vestígios remotos, como a tulha: um orifício onde os populares doavam cereais para os monges que ali viveram.

“S. Torcato foi mandado por S. Pedro e S. Paulo para a Península para evangelizar. Foram sete varões e um deles foi S. Torcato. Foi perseguido e martirizado. Lá, em Guadix, encontraram intactos o coração e o crânio”, conta o vice-presidente da fábrica da Igreja de Cabaços, Manuel Bernardes.

No interior da capela é possível observar as mais antigas ofertas dedicadas a S. Torcato. “São peças em madeira, mãos, braços, pernas, patas de animais”, mostra Manuel Bernardes à Renascença.

Os peregrinos rumam ao Santuário de S. Torcato para cumprirem um ritual secular. “Esperam no altar, pacientemente, pela sua vez, de modo a colocarem o chapéu do santo, e vê-se a maneira como ficam satisfeitos, por causa da fé que os eleva a este ponto”, diz Manuel Bernardes, com emoção.

Este domingo, o chapéu de S. Torcato voltará a passar por centenas de cabeças de emigrantes.