Emissão Renascença | Ouvir Online

Crítico de Portas e antigo futebolista candidatos a deputados pelo CDS

30 jul, 2015

Anacoreta Correia vai figurar em lugar elegível pelo círculo eleitoral de Lisboa. A antiga estrela do Benfica António Simões também faz parte das listas.

O antigo futebolista do Benfica António Simões e o membro do conselho nacional do CDS-PP Anacoreta Correia, crítico da liderança de Paulo Portas, integram a lista de candidatos a deputados da coligação com o PSD.

Fonte centrista disse no início da reunião do conselho nacional desta quinta-feira, em Lisboa, que Anacoreta Correia, líder do movimento Alternativa e Responsabilidade, vai figurar em lugar elegível pelo círculo eleitoral de Lisboa nas eleições de 4 de Outubro.

António Simões, que já tinha sido candidato e eleito para São Bento no período imediatamente seguinte ao 25 de Abril, igualmente pelos democratas-cristãos, vai ser candidato pelo circulo de Fora da Europa.

O CDS não tem eleito qualquer dos seus representantes desta forma há quatro anos, devendo portanto constar de um lugar teoricamente não elegível no rol da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP).

Almeida no "cadeirão" de Portas
O actual secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, vai ser o primeiro nome centrista na lista de candidatos da coligação com o PSD em Aveiro, lugar habitualmente ocupado pelo presidente e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Ainda segundo fonte dos democratas-cristãos, que adiantou que o rol do CDS-PP tem 41% de mulheres face aos 30% de 2011, o fiscalista e comentador político Francisco Mendes da Silva também vai figurar entre os candidatos pelo Porto em lugar elegível.

Pelo mesmo círculo portuense, o primeiro candidato centrista é o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que substitui assim o anterior cabeça-de-lista, Ribeiro e Castro, o qual abandonou o parlamento nesta legislatura, seguindo-se o nome da deputada Cecília Meireles, "número 3" por aquele círculo há quatro anos.

O presidente dos sociais-democratas e recandidato a primeiro-ministro, Passos Coelho, vai encabeçar a lista conjunta pelo círculo de Lisboa, enquanto o líder centrista ocupará o segundo lugar dessa lista.

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, vai ser o "n.º1" no Porto, seguido do porta-voz social-democrata Marco António Costa, também coordenador da direcção nacional "laranja".

Entre as "caras novas" do rol CDS-PP para a Assembleia da República contam-se ainda Mariana Ribeiro Ferreira, que presidiu ao Instituto da Segurança Social, por Setúbal, a subsecretária de Estado Adjunta de Portas, Vânia Dias da Silva, por Braga, e Ana Rita Bessa, especialista em temas de educação, por Lisboa.


[notícia actualizada às 00h58]