Emissão Renascença | Ouvir Online

Crédito ao consumo atinge máximo de quatro anos

03 jun, 2015

Aproxima-se dos níveis registados no período anterior ao resgate. O sector automóvel é o que mais contribui para esta subida.

A banca concedeu, durante o mês de Março, créditos no valor de 272 milhões de euros.

De acordo com dados do Banco de Portugal, avançados pelo jornal 'Público', o crédito ao consumo atinge o valor mais alto dos últimos quatro anos, chegando a níveis semelhantes aos do período anterior ao resgate da troika. É preciso recuar a Março de 2011 para encontrar um valor mensal aproximado. Nesse mês, os bancos emprestaram um total de 312 milhões de euros.

Num termo de comparação mais aproximado no tempo, o ritmo de crescimento dos empréstimos bancários continua, face a 2014, a acelerar acima dos 30% e o sector automóvel é o que mais contribui para esta subida, em linha com o comportamento do mercado, onde as vendas crescem a ritmo expressivo. Até Março, a venda de carros novos cresceu 36%.

Diferente é quadro no segmento do crédito à habitação, mas também aqui se regista um ligeiro aumento. Em Março deste ano, foram concedidos 281 milhões em crédito para compra de casa. No mesmo mês do ano passado, tinham sido 176 milhões. Antes da intervenção da troika, o valor andava próximo dos 600 milhões de euros.