Emissão Renascença | Ouvir Online

Credores internacionais fazem proposta à Grécia

02 jun, 2015

As negociações entre Atenas, FMI, BCE e Comissão Europeia arrastam-se há quatro meses sem resultados à vista.

Credores internacionais fazem proposta à Grécia

A Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) acertaram esta terça-feira os termos de um plano a apresentar à Grécia. A notícia foi avançada à agência Reuters por uma fonte oficial da União Europeia.

A proposta foi delineada depois de uma reunião de emergência, na segunda-feira, que juntou a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, e os responsáveis das três instituições internacionais.

Resta agora saber as condições da proposta e se o Governo grego vai aceitar o plano elaborada pela Comissão Europeia, BCE e FMI.

O primeiro-ministro grego disse esta terça-feira ter apresentado uma “proposta realista” aos credores internacionais para acabar com o impasse. O plano, sublinhou Alexis Tsipras, inclui um conjunto de “concessões difíceis”.

As negociações entre Atenas e os credores internacionais duram há quatro meses sem que as duas partes se entendam sobre as reformas a aplicar em troca de financiamento.

O Governo grego, que tem vindo a recusar novas medidas de austeridade, tem que pagar 360 milhões de euros ao FMI até ao final da semana.