Emissão Renascença | Ouvir Online

“Há um rio que começa no Douro e termina no Brasil”

03 jun, 2015 • Olímpia Mairos

O mercado brasileiro ocupa o top cinco dos países emissores de turistas para Portugal, mas o Douro quer "aguçar o apetite" pela região.

“Há um rio que começa no Douro e termina no Brasil”
O Brasil vai acolher, entre 8 e 11 de Junho, uma missão de promoção conjunta dos vinhos, turismo e cultura do Douro. A iniciativa “Há um rio que começa no Douro e termina no Brasil” é da responsabilidade da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).

O vice-presidente da AETUR refere que o objectivo da missão “é a promoção das várias valências do Douro além-fronteiras, tentando maximizar a visibilidade no estrangeiro e atrair mais turistas e mais investimento à região”.

“O Douro não é só vinho ou um rio. É todo um vasto leque de culturas e experiências que têm que ser vendidas como um todo para marcar a diferença, face a outros territórios e para aguçar mais o apetite a quem o queira visitar”, frisa à Renascença Pedro Castro.

Actualmente, o mercado brasileiro ocupa o top cinco dos países emissores de turistas para Portugal e a ideia é captar muitos mais para o Douro, daí a apresentação aos operadores e agências de viagem vários de circuitos turísticos integrados, que começam no Porto, “a porta de entrada” para o Douro vinhateiro. “Vamos fazer a apresentação do território, de vários roteiros com períodos de estadia diferentes e que se possam adaptar à vontade dos turistas”, explica Pedro Castro.

As acções incluem ainda apresentação de vinhos do Porto e Douro, a realização de provas comentadas e são dirigidas a importadores, distribuidores e jornalistas da área dos vinhos e gastronomia.

No âmbito desta iniciativa vai ser apresentado o Douro Film Harvest, o festival de cinema que se realiza no território desde 2009 e o Museu do Douro, que leva até ao Brasil a exposição fotográfica sobre o Douro Património da Humanidade, classificado em 2001 pela UNESCO.

A iniciativa da AETUR conta com o apoio institucional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT), e das câmaras do Porto e de Sabrosa.