Emissão Renascença | Ouvir Online

Saiba se a água da sua praia tem "qualidade de ouro"

01 jun, 2015 • José Pedro Frazão

O município com maior número de praias com qualidade continua a ser Albufeira, com 21, seguida de Vila Nova de Gaia com 18 e Vila do Bispo com 12, Torres Vedras 11, Cascais e Grândola com 10 classificações cada.

Saiba se a água da sua praia tem "qualidade de ouro"
A Quercus cruzou a informação oficial do Ministério do Ambiente com os seus próprios critérios. A qualidade das águas balneares é grande, mas diminuiu face ao ranking de 2014.  A associação ambientalista identifica um número menor de praias com “qualidade de ouro”.

Estão identificadas 314 com qualidade máxima, menos 41 que em 2014. O critério de análise relaciona-se com a qualidade das águas balneares.

Das praias distinguidas, 283 são costeiras, outras 26 situam-se no interior e cinco são de transição. Regista-se uma diminuição de 39 praias costeiras e duas interiores no lote de distinguidas face a 2014. O universo analisada é composto por 569 zonas balneares.

Albufeira (21), Vila Nova de Gaia (18), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11), Cascais e Grândola (11) são os concelhos com o maior número de praias costeiras com “qualidade de ouro”.

A análise publicada, esta segunda-feira, tem por base informação pública oficial da Agência Portuguesa do Ambiente e distingue as zonas com melhor qualidade de água. Os ambientalistas atribuem a distinção a todas as praias com águas de qualidade excelente verificadas nas últimas quatro épocas balneares e às zonas cujas análises da última época balnear tenham resultados acima do percentual 95 do anexo 1 da directiva europeia das águas balneares.

A Quercus centra a sua análise apenas na qualidade da água das praias, sendo menos abrangente que a análise de critérios que permitem a atribuição da Bandeira Azul. Os ambientalistas ressalvam em comunicado que a exigência do seu estudo é maior ao nível da qualidade da água, incluindo todas as zonas balneares e sem processos de candidatura.

Os ambientalistas excluem da lista “as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus”, lê-se no comunicado daquela associação.

Consulte aqui a lista de praias com qualidade de ouro para a Quercus