Emissão Renascença | Ouvir Online

É preciso cortar nas pensões?

26 mai, 2015

A Renascença promove às 13h00 um debate sobre a situação da Segurança Social. Sim ou não ao corte nas pensões é a questão que se coloca aos responsáveis pelos programas eleitorais de PSD e PS.

João Galamba (PS) e Carlos Abreu Amorim (PSD), responsáveis pelos programas eleitorais dos dois partidos, vão estar no estúdio da Renascença, às 13h00, para debater o corte nas pensões como parte da reforma da Segurança Social.

Não há decisões sobre o tema, por isso a palavra é consenso. Para garantir a sustentabilidade da Segurança Social, a ministra das Finanças insiste num amplo consenso com o PS e na concertação social.

Cortar novamente nas pensões será difícil, mas não é impossível, considera Jorge Reis Novais. Em declarações à Renascença, o constitucionalista recorda que essa foi uma pista deixada pelo Tribunal Constitucional. Já o Partido Socialista não quer ouvir sequer falar em cortes. Augusto Santos Silva diz que o seu partido não está disponível para ajudar a cortar ainda mais as pensões.