Morreu BB King

15 mai, 2015

Guitarrista tinha 89 anos e sofria de diabetes. Riley Ben King, Blues Boy King ou BB King somou mais de 30 nomeações para os Grammy e trabalhou com alguns dos mais importantes nomes do rock.

Morreu BB King
BB King morreu esta sexta-feira, em Las Vegas. O guitarrista norte-americano tinha 89 anos e há algum tempo que estava em casa, onde recebia cuidados médicos. Somou mais de 30 nomeações para os Grammy e trabalhou com alguns dos mais importantes nomes do rock, como Eric Clapton, Rolling Stones, David Gilmour e Joe Cocker.

BB King morreu durante o sono esta quinta-feira, em Las Vegas. O guitarrista norte-americano tinha 89 anos e há algum tempo que estava em casa, onde recebia cuidados médicos.

Riley Ben King. Blues Boy King. BB King. Era assim que se apresentava o rei dos Blues. Somou mais de 30 nomeações para os Grammy e trabalhou com alguns dos mais importantes nomes do rock, como Eric Clapton, Rolling Stones, David Gilmour e Joe Cocker.

A revista “Rolling Stone” colocou-o uma vez em terceiro lugar do ranking dos melhores guitarristas de sempre, logo a seguir a Jimi Hendrix e Duane Allman.

Nascido a 16 de Setembro de 1925, no Mississipi, King iniciou carreira em 1948, num programa de rádio. A partir daí, começa uma virtuosa trajectória de sucesso que levaria, quatro anos mais tarde, à edição do primeiro grande tema: “Three O’ Clock Blues”.

Sucesso atrás de sucesso, o nome maior do blues conseguiu ainda mais visibilidade ao ser convidado pelos Rolling Stones para abrir os concertos da tournée que a banda britânica fez pelos Estados Unidos em 1969.

Com recorrentes problemas de saúde, BB King apresentava-se em palco sentado durante a maior parte do tempo. Das passagens por Portugal, a última foi em 2010 no palco do Casino Estoril. Mas também cá esteve em 1998, para actuar na Expo de Lisboa, ao lado de Rui Veloso.

King influenciou uma geração de músicos ao som de “Lucille”, a guitarra que o acompanhava onde quer que fosse. A isso associava um incomparável poder vocal. “Sweet Black Angel” e “Rock Me Baby” são outros dos seus maiores êxitos.

Vendeu milhões de discos e integrava a lista dos mais importantes músicos dos Estados Unidos. Tem o seu nome inscrito no Blues Foundation Hall of Fame e no Rock and Roll Hall of Fame.

[notícia actualizada às 16h50]