Emissão Renascença | Ouvir Online

Aviso vermelho nos Açores. Há registo de um deslizamento e algumas inundações

11 mai, 2015

Ilhas de São Miguel e de Santa Maria estão sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada.

Aviso vermelho nos Açores. Há registo de um deslizamento e algumas inundações
Um deslizamento de terras e algumas inundações foram registadas pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, do grupo Oriental dos Açores, estão sob aviso vermelho da meteorologia, devido à previsão de chuva forte e trovoada.

Só esta madrugada, choveu mais do que o necessário para activar o aviso máximo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Já está a provocar precipitação contínua e que foi por vezes forte, em especial na ilha de São Miguel, já se registaram, entre as 3h00 e as 7h00, 74,2 litros por metro quadrado na estação meteorológica do Nordeste, o que já justifica o aviso vermelho”, indica à Renascença Carlos Ramalho, da Delegação Regional dos Açores do IPMA.

O aviso vai manter-se, pelo menos, até às 15h00. A partir daí, “continuamos a seguir a situação, mas deve tornar-se menos gravosa, diminuindo o nível de alerta”, acrescenta.

A partir da 1h30 choveu muito na zona norte de São Miguel, entre os concelhos do Nordeste e da Ribeira Grande. Foi registado um deslizamento de terras perto da freguesia da Achadinha, no Nordeste, com obstrução parcial da estrada, mas as equipas de socorro já estão no local a limpar a via.

A mesma fonte disse ainda que foi registada uma pequena inundação num quintal e outra nas traseiras de um restaurante.

Além do grupo Oriental, o grupo Central, formado pelas ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, estão sob aviso amarelo desde as 9h00, e até às 3h00 de terça-feira, também por causa da chuva.