Emissão Renascença | Ouvir Online

O Theatro Circo faz 100 anos. Comemorações arrancam esta terça-feira

21 abr, 2015

Seis dias consecutivos de festa, com ofertas variadas. A programação comemorativa do centenário vai prolongar-se até 2016.

O Theatro Circo faz 100 anos. Comemorações arrancam esta terça-feira
É uma das mais carismáticas salas de espectáculos do país e comemora 100 anos: o Theatro Circo, em Braga. Luís Costa, trabalhou mais de 40 anos no teatro. Hoje tem 93 anos e recorda as histórias dos primeiros filmes sonoros, os grandes artistas que por ali passaram, os dias em que a sala enchia para ver a revista e os tempos em que a PIDE também ia ao teatro.
Concertos, exposições, visitas guiadas encenadas, leituras de contos, "workshops" inspirados no circo e, até, a recriação de uma barbearia vintage marcam a semana em que o conhecido teatro de Braga celebra 100 anos de existência.

Os visitantes do Theatro Circo poderão contar, a partir das 18h00 de hoje, com uma viagem de regresso a 1915. Mitos e histórias da época, cartazes de há um século e fotografias de grande formato - que vêm recuperar alguns espaços agora extintos ou modificados - são algumas das peças que constroem a exposição “O século do Theatro”. Os bracarenses foram chamados a participar, cedendo material relativo à história do Theatro. Mais de uma dezena responderam ao apelo.

A Companhia de Teatro de Braga também quis marcar o centenário do teatro onde reside e promove visitas encenadas ao edifício ao longo da semana.

Nesta terça-feira, dia do aniversário, Rodrigo Leão vai assinalar a festa no palco da sala principal. O músico repetirá a actuação na noite de amanhã.

Na semana em que o Theatro sopra as 100 velas, mais músicos são chamados à celebração. Na sexta-feira, será a vez de Cati Freitas e At Freddy's House. Daniel Pereira, Diabo na Cruz e os DJ's Firmeza e Lilocox vão actuar no fim de tarde e noite de sábado.

A recriação de uma barbearia vintage promete proporcionar “O corte do século” pelas mãos do cabeleireiro Pedro Remy, durante o dia de sexta-feira.

Sábado à tarde, será momento para um “Operitivo sem calorias”, em que os espectadores terão uma ementa de óperas, a partir da qual vão poder escolher a que querem ouvir.

A livraria Centésima Página não vai faltar à festa e trará consigo um presente para os mais novos: a leitura de contos seculares, com hora marcada para sábado de manhã e domingo à tarde. 

Para domingo, o programa reserva "workshops" relacionados com dança, teatro e circo.

O centenário vai ser assinalado com programação alusiva que se estenderá até 2016. Para além da exposição, cuja inauguração está marcada para hoje, outras quatro estão já agendadas - para para Julho e Outubro deste ano e Janeiro e Abril de 2016 -, fazendo valer a recolha de material efectuada para o centenário.

A expectativa da administração e direcção artística do Theatro, com as comemorações dos 100 anos, é continuar a somar espectadores ao crescimento de 43% da afluência registado em 2014.