Emissão Renascença | Ouvir Online

Autoridades investigam explosão em Braga que feriu quatro pessoas

14 abr, 2015

Os dois adultos sofreram queimaduras em 80% do corpo e os dois filhos do casal, ambos rapazes, ficaram com 60% do corpo queimado.

Autoridades investigam explosão em Braga que feriu quatro pessoas
As autoridades estão a investigar as causas da explosão que destruiu o rés-do-chão de uma habitação em Braga e feriu quatro pessoas. A Protecção Civil já admitiu que se terá tratado de uma fuga de gás.

Segundo o Hospital de Braga, o casal ficou com queimaduras em 80% do corpo e os filhos, ambos rapazes de 16 e oito anos, em 60%. As queimaduras são de 2º e 3º graus.

Inicialmente esteve previsto que o mais novo fosse transferido de helicóptero para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mas houve vaga no São João e acabaram todos por ficar todo na mesma unidade no Porto.

A Protecção Civil e a polícia estão a investigar as causas da explosão.

Criança de oito anos saiu para rua a pedir ajuda
Segundo João Arantes Silva, vizinho da vítima, foram ouvidos dois "estouros", o primeiro dos quais terá acontecido no fogão e o segundo no esquentador.

"O pai, que pelos vistos estava a ligar o fogão, foi o que ficou pior. O filho mais novo [de 8 anos] veio para a rua, queimado, aos gritos, pedir socorro", contou.

Com as explosões, seguidas de incêndio, o rés-do-chão daquela habitação, na Rua do Gatão, na freguesia de Espinho, ficou "em muito mau estado, quase todo destruído".

"Arderam sofás, telemóveis, os óculos do menino", relatou Maria do Carmo, irmã do "chefe" daquela família. Vidros e portas partidos são outros dos estragos.

A explosão, seguida de incêndio, registou-se cerca das 7h30, atingindo um casal e dois filhos.