|

Funeral de Manoel de Oliveira é sexta-feira no Porto

02 abr, 2015

A morte do cineasta levou o Governo a decretar dois dias de luto nacional e a Câmara do Porto três dias de luto municipal.

Funeral de Manoel de Oliveira é sexta-feira no Porto
O funeral de Manoel de Oliveira, que morreu hoje aos 106 anos, realiza-se sexta-feira, às 15h00, na Igreja de Cristo Rei, no Porto.

De acordo com informação dada à agência Lusa por uma fonte dos Padres Dominicanos, o corpo estará a partir das 18h00, no salão do Convento dos Padres Dominicanos, ao lado da Igreja de Cristo Rei, no Porto.

Depois das 9h30 de sexta-feira, o corpo do cineasta passará para a Igreja de Cristo Rei, onde às 15h00 decorre o funeral, seguindo depois para o cemitério de Agramonte.

O Governo decretou dois dias de luto nacional pela morte do cineasta Manoel de Oliveira, hoje e sexta-feira. O gabinete do primeiro-ministro informou ainda que Pedro Passos Coelho irá estar presente no funeral.

A Câmara do Porto vai decretar três dias de luto municipal, de sexta-feira a domingo.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de Dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em actividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em Dezembro passado, por ocasião do 106º aniversário.