Emissão Renascença | Ouvir Online

Germanwings. Já foram recuperados todos os corpos das vítimas

01 abr, 2015

"Estamos comovidos e pedimos desculpa", disse o presidente da Lufthansa. A empresa anunciou que vai cancelar as celebrações do seu 60º aniversário, planeadas para o próximo mês.

Germanwings. Já foram recuperados todos os corpos das vítimas
As autoridades francesas confirmaram que os restos mortais de todas as vítimas da tragédia nos Alpes já foram recuperados. Os técnicos especializados no terreno continuam à procura da segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo. O presidente do grupo Lufthansa, Carsten Spohr, e da Germanwings, Thomas Winkelmann, visitaram esta quarta-feira o local da tragédia.
As autoridades francesas confirmaram, esta quarta-feira, que os restos mortais de todas as vítimas da tragédia nos Alpes já foram recuperados. A bordo do avião Germanwings seguiam 150 pessoas de 15 países.

"Não existem mais corpos no local da queda do avião. Amanhã, uma equipa de 20 pessoas vai subir a montanha para recuperarem objectos pessoais", disse o tenente-coronel Jean-Marc Menichini, ao canal France 24.

O mesmo responsável acrescentou que os técnicos especializados no terreno continuam à procura da segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo.

As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do aparelho, que efectuava a ligação Barcelona-Dusseldorf.

"Estamos comovidos e pedimos desculpa"
Os directores executivos do grupo Lufthansa, Carsten Spohr, e da Germanwings, Thomas Winkelmann, visitaram esta quarta-feira o local da tragédia.

 Thomas Winkelman e Carsten Spohr homenagearam vítimas. Foto: EPA

"Viemos apresentar as nossas condolências. Não há uma única hora em que, na Lufthansa, deixemos de pensar em todos os familiares e amigos", afirmou Carsten Spohr.
 
Numa breve declaração aos jornalistas, em inglês, sem direito a perguntas afirmou: "Estamos comovidos e pedirmos perdão".

A Lufthansa confirmou que vai cancelar as celebrações do seu 60º aniversário, que estavam planeadas para o próximo mês. Em vez deste evento vai ser transmitido em directo uma celebração em memória das vítimas do voo 4U 95245 que vai ter lugar a 17 de Abril na catedral de Colónia.

A investigação ao acidente em França concluiu que o piloto do voo da Germanwings se ausentou do "cockpit", provavelmente para usar os sanitários, tendo sido impedido de voltar a entrar pelo co-piloto, que bloqueou a porta. Nesse período, Andreas Lubitz, de 28 anos, accionou "deliberadamente" o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho. O avião acabou por embater numa montanha, matando todos os passageiros e tripulantes.

O grupo Lufthansa anunciou que um consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações decorrentes da queda do Airbus A320 nos Alpes franceses, a 24 de Março.