Emissão Renascença | Ouvir Online

António Costa: Derrota do PS na Madeira "não tem dimensão nacional"

31 mar, 2015

Eleições regionais "têm causas próprias", afirma o secretário-geral socialista.

António Costa: Derrota do PS na Madeira "não tem dimensão nacional"

Os resultados das eleições da Madeira, em que o PS não foi além do terceiro lugar, “não têm dimensão nacional”, afirma o secretário-geral socialista, António Costa.

"As eleições regionais são eleições regionais. O PS já ganhou eleições nos Açores, perdendo no país. Já ganhou eleições no país, perdendo na Madeira. São eleições completamente distintas, não têm dimensão nacional", afirmou o líder do PS, durante uma iniciativa do Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia.

O líder socialista falava durante o período reservado a perguntas, durante o qual foi confrontado pela audiência com o facto de, aquando das eleições Europeias, ter contestado a liderança do seu antecessor António José Seguro.

"Isto significa que precisamos de um novo líder para o PS ou o senhor demite-se totalmente daquilo que aconteceu ontem?", foi a pergunta, à qual António Costa respondeu: "São eleições distintas. Têm causas próprias. As eleições regionais não têm repercussões nacionais".

A regionalização também esteve em debate. O líder socialista diz não existirem condições para que o processo avance desde já e, por isso, sugere um processo gradual, a começar por aquilo a que chama de democratização das comissões de coordenação.

António Costa sustenta que há duas questões fundamentais a recuperar na política: A credibilidade e a proximidade.

Para memória futura, o secretário-geral do PS deixa uma frase: Aquilo que se diz na campanha eleitoral tem de ser dito com a preocupação de que aquilo que foi dito tem de ser executado.