Emissão Renascença | Ouvir Online

Fisco em megaoperação de controlo de inventários

27 fev, 2015

Mais de dez mil empresas estão na mira dos funcionários tributários, que vão controlar indícios de esquemas de subfacturação e empolamento de stocks.

A Autoridade Tributária e Aduaneira está a “visitar” mais de dez mil empresas de norte a sul do país para conferir os inventários em armazém.

Nesta operação, intitulada operação "Stocks II", os funcionários tributários vão verificar se as quantidades declaradas batem certo com as armazenadas, num esforço de combate à economia paralela e à subfacturação, com base no cruzamento de dados do sistema e-factura e do sistema electrónico de comunicação de documentos de
transporte.

Cerca de três mil funcionários participam da acção de fiscalização que se prolongará nas próximas três semanas em empresas onde foram detectados indícios de evasão fiscal, bem como empresas com dívidas fiscais.

A operação abrange funcionários de todas as Direcções de Finanças, Alfândegas e Serviços de Finanças, articulando as funções da Inspecção Tributária e Aduaneira, a Justiça Tributária e Aduaneira, a Unidades dos Grandes Contribuintes e a Direcção de Serviços de Gestão do Risco, elenca um comunicado oficial.

Esta operação é a segunda fase de uma campanha iniciada em 2014 com a identificação das empresas de risco, do seu acompanhamento, de recomendações sucessivas de regularização voluntária e de uma acção externa realizada no dia 17 de dezembros de 2014.