Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de uma dezena de galerias portuguesas na ARCO 2015

25 fev, 2015 • Maria João Costa

Colômbia é o país convidado da maior feira de arte contemporânea ibérica, em Madrid.

Mais de uma dezena de galerias portuguesas na ARCO 2015

Doze galerias portuguesas vão marcar presença na ARCO, a maior feira de arte contemporânea da Península Ibérica, que arranca esta quarta-feira, em Madrid.

A 34ª edição da ARCO tem este ano a Colômbia como país convidado, entre as 212 galerias presentes de 30 países.

Até 1 de Março, numa edição que se reclama como a mais internacional de sempre, a ARCO continua a ter uma estreita relação com Portugal, indica o director Carlos Urroz

“Para nós, Portugal não são, simplesmente, as galerias que participam na feira, é um tema transversal que incluímos em todos os nossos programas. Há sete críticos e comissários que participam nos encontros. Sempre que pensamos nos nossos debates, fóruns e encontros, pensamos que tem de haver representação da crítica dos museus e das instituições portuguesas”, refere o director da ARCO.

Pedro Cera, galerista português e membro do comité de selecção da ARCO, espera que as 12 galerias nacionais possam beneficiar de um certa retoma que se começa a registar no mercado da arte.

“O ambiente económico em Espanha nos últimos anos  foi de tormenta, mas tem sofrido uma evolução positiva, as últimas edições, aparentemente, houve uma resposta positiva por parte dos coleccionadores e o que esperamos para este ano é a continuação desse bom clima de recuperação e de retoma”, afirma Pedro Cera.

De Portugal vão estar presentes, de Lisboa, a 3+1 Arte Contemporânea, a Galeria Baginski Projetos, a Carlos Carvalho - Arte Contemporânea, a Galeria Cristina Guerra, a Galeria Filomena Soares, a Galeria Graça Brandão, a Galeria Murias Centeno, Galeria Pedro Cera e a Galeria Vera Cortés.

Do Porto, estarão a Galeria Quadrado Azul e a Kubik (na secção Opening), e ainda, de Braga, a Galeria Mário Sequeira.

A Colômbia, país convidado da ARCO 2015, apresenta-se com dez galerias. Pela cidade de Madrid os principais museus dedicam as exposições temporárias à arte colombiana.