Emissão Renascença | Ouvir Online

Syriza percebe a "agonia de Passos Coelho"

21 fev, 2015

Activista Yiannis Bournous acredita que Portugal vai perceber que terá de mudar de opinião com os resultados que os gregos vão alcançar.

O activista politico grego do Syriza, Yiannis Bournous, diz compreender bem a agonia dos governantes portugueses e espanhóis.

“Consigo perceber a agonia do Sr. Rajoy e do Sr. Passos Coelho, porque ambos terão de enfrentar eleições nos próximos meses. Em particular, o senhor Rajoy deve estar com dificuldades em dormir quando olha para a performance do Podemos, em Espanha”, afirma Yiannis Bournous.

De visita a Lisboa, onde participa fórum subordinado ao tema “Por uma auditoria cidadã à divida”, o activista do Syriza comentava as reticências colocadas às pretensões de Atenas sobre a troika.

Para Yiannis Bournous , Portugal irá perceber que terá de mudar de opinião com os resultados que os gregos vão alcançar.

“Em relação à posição do Governo português, compreendo que estamos a falar de um Governo de centro-direita, conservador, e percebemos totalmente que tem de servir as suas ideologias e prioridades políticas. Isto não quer dizer que concordemos e isso foi evidente na mesa das negociações. Mas nós esperamos que, através da elaboração de um programa alternativo de crescimento, num processo passo a passo, na Grécia,  os resultados positivos que este programa trará à Grécia pode também mudar a posição das forças que hoje se opõem a este programa.”

A Grécia conseguiu uma extensão dos empréstimos europeus por mais quatro meses, na reunião de sexta-feira do Eurogrupo.

“Isto permitirá ao Governo grego encontrar espaço de manobra, especialmente no que diz respeito à elaboração do nosso programa para fazer face à situação humanitária na Grécia. Porque não há saída da crise, nem para a Grécia nem para a Europa se não atacarmos a questão da crise humanitária”, sublinha Yiannis Bournous.