Emissão Renascença | Ouvir Online

Fernando Pessoa. Da "opinião favorável" à "oposição total" a Salazar

19 fev, 2015 • Maria João Costa

Historiador José Barreto assina "Fernando Pessoa - sobre o Fascismo, a Ditadura Militar e Salazar", obra em que ficamos a saber como mudou com os anos a opinião de Fernando Pessoa sobre Salazar.

Fernando Pessoa. Da "opinião favorável" à "oposição total" a Salazar

O que pensava e escrevia Fernando Pessoa sobre o fascismo, a ditadura militar e Salazar. A resposta a esta pergunta surge agora num livro que reúne, entre outros textos, 66 inéditos do poeta.

O historiador José Barreto assina "Fernando Pessoa - sobre o Fascismo, a Ditadura Militar e Salazar", obra em que ficamos a saber como mudou com os anos a opinião de Fernando Pessoa sobre Salazar.

“Pessoa começou por ter uma opinião favorável acerca de Salazar. Neste livro está o primeiro texto que ele escreveu sobre Salazar, em 1928, quando Salazar estava há muito pouco tempo no Governo, como ministro das Finanças”, refere José Barreto.

O poeta continua a manifestar algumas opiniões favoráveis acerca de Salazar, que vão rareando com a passagem do tempo. “Em 1935 desaparecem completamente e transformam-se numa oposição total”, sublinha o historiador.

Os textos políticos não são assinados pelos heterónimos e alguns deles são em verso. José Barreto descobriu 66 inéditos depois de decifrar a letra de Fernando Pessoa.

“Eu passei dezenas de horas a decifrar textos, às vezes, de uma página ou de meia página. Os gatafunhos são tais que, às vezes, não se consegue ler nada”, conta José Barreto.

O resultado está no livro "Fernando Pessoa - sobre o Fascismo, a Ditadura Militar e Salazar" publicado pela editora Tinta-da-China. A obra é apresentada esta quinta-feira às 19h00, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

O livro "Fernando Pessoa - sobre o Fascismo, a Ditadura Militar e Salazar" é um dos temas em destaque no programa "Ensaio Geral" da Renascença, que pode ouvir sexta-feira, pelas 23h30.