Emissão Renascença | Ouvir Online

PGR confirma inquéritos para investigar factos relacionados com Estado Islâmico

01 fev, 2015

Entre os inquéritos inclui-se o aberto a “Abdul”, o açoriano que manifestou interesse em ir para a Síria combater com Estado Islâmico.

PGR confirma inquéritos para investigar factos relacionados com Estado Islâmico
A Procuradoria-Geral da República confirmou hoje a existência de vários inquéritos para investigar factos relacionados com o denominado Estado Islâmico, um dos quais investiga actividades desenvolvidas nos Açores.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a PGR acrescenta que os inquéritos estão a cargo do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e que um deles “investiga actividades desenvolvidas nos Açores”.

“Estes inquéritos encontram-se em segredo de justiça”, refere a PGR, sem acrescentar mais pormenores sobre o assunto.

As actividades nos Açores devem dizer respeito a um homem de 48 anos, que se identificava como “Abdul”, residente na Ilha Terceira, que tinha manifestado interesse em viajar para a Síria e juntar-se ao Estado Islâmico, mas acabou por ser interrogado pela Polícia Judiciária. A notícia tornou-se pública na passada quinta-feira e fontes da PJ disseram à Renascença que o homem tinha sido constituído arguido mas estava em liberdade.

Entretanto, o “Diário de Notícias” tinha avançado na noite de quarta-feira que o mesmo homem tinha sido detido por fotografar a Base das Lajes, na ilha Terceira, e que as imagens foram parar a sites do Estado Islâmico.

Fonte da PJ assegura à Lusa que esta investigação, à semelhança de outras, insere-se no trabalho de monitorização da PJ no combate ao terrorismo, cuja missão é prevenir, detectar e investigar crimes cometidos por organizações terroristas e terrorismo e contra a segurança do Estado, entre outros.