Emissão Renascença | Ouvir Online

Ucrânia em alerta máximo

26 jan, 2015

NATO vai reunir-se de emergência para debater a situação, onde novos confrontos causaram mais de 30 mortes. Presidente russo acusa o Governo de Kiev de não querer uma solução política.

Ucrânia em alerta máximo

O Governo da Ucrânia colocou todas as regiões do país em alerta máximo, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk.

A decisão foi tomada devido ao agravamento dos combates entre as tropas governamentais e as forças pró-russas, nas de zonas Luhansk e Donetsk, no Leste da Ucrânia.

“O Governo decidiu declarar o estado de emergência nas regiões de Luhansk e Donetsk e o estado de alerta máximo em todos o território”, afirmou o primeiro-ministro durante uma reunião do executivo.

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou esta segunda-feira o Governo de Kiev de recusar uma solução política para o conflito militar no Leste do país.

Sete soldados ucranianos foram mortos e cerca de 30 ficaram feridos, nas últimas 24 horas, em confrontos com guerrilheiros pró-russos, segundo fonte militar de Kiev, que deu conta de violentos combates na cidade estratégica de Debaltseve.

Embaixadores da Ucrânia e dos 28 países da NATO vão realizar, esta segunda-feira, uma reunião especial a pedido do Governo de Kiev, para discutir o agravamento do conflito no Leste do país.