Emissão Renascença | Ouvir Online

Retomadas buscas pelo avião da AirAsia

28 dez, 2014

Aparelho transportava 162 pessoas entre Java e Singapura.

Retomadas buscas pelo avião da AirAsia
Um avião da Air Asia com 162 pessoas a bordo desapareceu, na madrugada de domingo, a ocidente da ilha do Bornéu quando percorria a rota entre a Indonésia e Singapura, informaram o governo e a companhia 'low cost'. A aeronave perdeu o contacto com a torre de controlo 2h30 depois de descolar. O piloto terá pedido para desviar a rota devido às más condições climatéricas.

Foram retomadas as operações de busca ao avião da AirAsia que desapareceu dos radares na última madrugada.

O Airbus 320 deixou de responder pouco depois de ter pedido autorização para mudar a rota. O aparelho fazia a ligação entre a ilha indonésia de Java e Singapura com 162 pessoas a bordo.

As operações de busca foram suspensas durante a noite. A esta hora já amanhece na Indonésia e as equipas de resgate já começaram a operar na zona do mar de Java.

O dono da companhia low cost, Tony Fernandes, esteve nas últimas horas no aeroporto de Java onde sublinhou que é preciso esperar pelos resultados das investigações que ainda decorrem. “Estamos devastados com o ocorrido. É inacreditável, mas ainda não sabemos ao certo o que aconteceu. Temos de esperar pelas investigações que estão a decorrer para saber o que aconteceu”, disse.

Tony Fernandes, de ascendência portuguesa, acrescenta que “sabemos que as condições meteorológicas não eram as melhores” mas “não vamos especular. Sabemos que existiam nuvens de tempestade e que o piloto pediu para alterar a altitude”.

Singapura disponibilizou dois navios da Marinha e um avião militar C-130. Também os Estados Unidos ofereceram ajuda nas buscas.