Emissão Renascença | Ouvir Online

Descoberta

Obras nos Clérigos revelam restos mortais que podem ser de Nasoni

10 dez, 2014 • Henrique Cunha e Marília Freitas (vídeo)

Na fase final das obras de reconversão, foram encontradas cerca de uma dúzia de sepulturas, entre as quais se acredita estar os restos mortais deste arquitecto.

Obras nos Clérigos revelam restos mortais que podem ser de Nasoni
Quase a terminar as obras nos Clérigos podem ter sido localizados os restos mortais de Nicolau Nasoni, o arquitecto do ex-libris da cidade do Porto. A descoberta aconteceu na semana passada, por acidente, numa cripta por baixo da Capela-mor da Igreja.
Os restos mortais de Nicolau Nasoni podem estar numa cripta por baixo da Capela-mor da Igreja dos Clérigos, no Porto. A descoberta aconteceu, por acidente, na semana passada.

O arquitecto foi quem, há mais de 200 anos, projectou o templo e a torre anexa, de 76 metros de altura e uma escada em espiral com 240 degraus, que é considerada o "ex-líbris" da cidade.

Na fase final das obras de reconversão dos Clérigos foram encontrados cerca de uma dúzia de caixões, onde se acredita poderem repousar os restos mortais deste arquitecto italiano, que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal, considerado um dos mais significativos arquitectos da cidade do Porto.

O padre Américo Aguiar, juiz da Irmandade dos Clérigos, confirmou à Renascença a descoberta numa cripta por baixo da Capela-mor, acrescentando que após a inauguração das obras regressam as equipas de pesquisa e investigação para dissipar as dúvidas. 

O responsável da Irmandade está convicto de que os restos mortais de Nasoni foram localizados, até porque o assento do seu óbito revela que foi sepultado nos Clérigos.

O trabalho deste arquitecto inclui uma parte importante da arte barroca e rococó nesta cidade, chegando a envolver alguns dos melhores e mais significativos edifícios do século XVIII do Porto e arredores.

Os segredos dos Clérigos