Emissão Renascença | Ouvir Online

Morreu Anthímio de Azevedo

17 nov, 2014

Para muitos, era o rosto da meteorologia. Açoriano de 88 anos, Anthímio de Azevedo morreu esta segunda-feira.

Morreu Anthímio de Azevedo
Tinha a simpatia na voz e explicava o tempo com linguagem que todos entendiam. Anthímio de Azevedo era, para muitos, o rosto da meteorologia. Trabalhou na televisão pública desde 1 de Novembro de 1964 a 1967, de 1971 a 1977, e de 1981 a 1990. Passou ainda pela TVI, entre 1992 e 1996. Morreu esta segunda-feira, aos 88 anos. "O desaparecimento de Anthímio de Azevedo deixa a meteorologia nacional de luto", refere o IPMA em comunicado.
Faleceu, esta segunda-feira, Anthímio José de Azevedo, grande divulgador da meteorologia e da física do clima.

"O desaparecimento de Anthímio de Azevedo deixa a meteorologia nacional de luto, e em especial o Instituto Português do Mar e da Atmosfera onde desenvolveu uma grande parte da sua atividade profissional, e onde foi um dirigente relevante", refere o IPMA em comunicado.

A nota acrescenta que “por indicação da família”, as cerimónias fúnebres serão privadas.

“Meteorologista de profissão, tornou-se um dos rostos mais conhecidos da televisão, tendo dado a cara pela meteorologia portuguesa na televisão pública desde 1 de Novembro de 1964 a 1967, de 1971 a 1977, e de 1981 a 1990, altura em que este serviço foi interrompido pela primeira vez, apesar dos protestos dos espectadores”, revela o comunicado.

Anthímio José de Azevedo tinha 88 anos. Nasceu em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores.

“Alcançar quem o via e ouvia”
O meteorologista Costa Alves lembrou a "maneira muito especial" de comunicar do seu colega, considerando que marcou "a entrada da meteorologia" na informação pública.

"Anthímio de Azevedo, com aquela maneira muito particular e especial de comunicar, é um marco da entrada da meteorologia na informação pública televisiva", disse Costa Alves à agência Lusa, lembrando que, quando se tornou meteorologista, foi recebido na profissão pela geração de que fazia parte Anthímio.

Dessa altura recorda "a sua maneira especial de ser, a forma como publicamente apresentava a sua análise dos acontecimentos meteorológicos, a sua expressividade e a capacidade de alcançar quem o via e ouvia", sublinhou.