Arrumadores de carros de Viseu já podem licenciar actividade

03 nov, 2014

Os arrumadores são obrigados a apresentar a certidão de registo criminal, entre outros documentos, e passam a usar um cartão de identificação.

Arrumadores de carros de Viseu já podem licenciar actividade
Os arrumadores de carros da cidade de Viseu podem pedir, a partir desta segunda-feira, na autarquia, o licenciamento da sua actividade. São obrigados a apresentar a certidão de registo criminal, entre outros documentos, e passam a usar um cartão de identificação.

No Palácio do Gelo, em Viseu, ajudam a estacionar, indicam o melhor lugar para deixar o carro, procuram vaga no estacionamento, muitas vezes próximo da lotação máxima. É um trabalho como outro qualquer, reivindica João Pereira, 47 anos, arrumador de carros há sete.

“Faço isto para comer, estou desempregado, a mulher também", explica, prosseguindo: "O licenciamento só peca por ser tardio. É claro que vou pedir licença, há pessoas que pensam que um arrumador de carros é um pedinte, mas isso é falso, um arrumador é um senhor”, diz com orgulho.

José Pinto, 32 anos, é agricultor e já há cinco anos que deixa a terra para ganhar dinheiro a arrumar carros. Garante que vai tirar a licença, que custa 20 euros. “É melhor ter licença, já não há tanta confusão, cada um junta por si o máximo que conseguir para o seu bolso, mais carros arrumamos, mais moedas juntamos, o objectivo é esse”, diz.

“Agradecia que a Câmara me passasse a licença, eu tenho capacidade para pagar. Agora, há aí quem não tenha, pois nem dinheiro têm para um prato quente de comida”, lamenta.

Os arrumadores ficam proibidos de pedir qualquer pagamento como contrapartida pela actividade. João Pinto garante que não vai pedir nada em troca. “Vai estacionar um carro aqui uma hora e vamos exigir quatro ou cinco euros?”, questiona ao mesmo tempo que prontamente dá a resposta, “Não, aquilo que as pessoas quiserem dar é bem vindo”, sorri.

Os arrumadores de carros com quem a Renascença falou garantem que não riscam os carros em caso de não receberem uma moeda em troca. Um “obrigado” é sempre garantido.

O pedido de licenciamento da actividade de arrumador de automóveis está previsto no Regulamento de Actividades Diversas da Freguesia, recentemente aprovado, e entra em vigor esta segunda-feira.