Emissão Renascença | Ouvir Online

OMS pede mais 800 milhões de euros para combater ébola

16 set, 2014

A Organização Mundial de Saúde considera que esta crise de saúde “Não tem precedentes, nos tempos modernos”.

OMS pede mais 800 milhões de euros para combater ébola
Quase três mil pessoas já morreram devido à epidemia do Ébola, na África Ocidental. O director-adjunto da OMS diz que o número pode ser mantido dentro de casa das dezenas de milhares de pessoas mas que isso irá exigir uma escalada na rapidez de reposta.

A Organização Mundial de Saúde estima que vão ser necessários quase 800 milhões de euros para combate a epidemia do ébola, quando inicialmente estimava-se ser preciso menos d e80 milhões.

Em conferência de imprensa esta terça-feira, a OMS fez novo balanço do surto. A doença já matou 2.461 pessoas, quase metade dos 4.985 infectados pelo vírus.

“Muito honestamente, senhoras e senhores, esta crise de saúde que estamos a enfrentar não tem precedentes nos tempos modernos”, afirmou o adjunto do directo da OMS, Bruce Aylward.

Inicialmente, a OMS estimou que a doença pode chegar a atingir 20 mil pessoas mas, nesta conferência de imprensa, os dirigentes consideraram que o número pode ficar muito abaixo, se a resposta da comunidade internacional for rápida.

Os Estados Unidos anunciaram, esta terça-feira, o envio de três mil militares para os países afectados, sobretudo para a Libéria, país onde a epidemia aparenta estar mais fora de controlo.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus