"Crescimento claro". Hotéis portugueses ganham clientes

02 set, 2014

Os hotéis registaram maiores taxas de ocupação e preços mais altos nos primeiros seis meses de 2014.

"Crescimento claro". Hotéis portugueses ganham clientes
O sector hoteleiro em Portugal está em "crescimento claro", mostram os números do primeiro semestre de 2014, revelados esta terça-feira pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), com base nos dados da Tourism Monitor.

A média das taxas de ocupação fixou-se nos 57% de quartos disponíveis, mais do que o registado em 2013. Também o preço médio por quarto subiu para os 35 euros, mais cerca de 7% que o ano passado.

"Os resultados deste primeiro semestre são positivos. Houve um crescimento claro dos indicadores da hotelaria, face ao ano anterior, pelo que estamos no bom caminho", disse, em comunicado, Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva da AHP.

Os números demonstram "o muito que há a fazer". "Os preços praticados são muito abaixo do real valor da qualidade da nossa oferta hoteleira e da excelência do destino Portugal que vêm sendo reconhecidos", explica.

Portugal como destino turístico é mais procurado por estrangeiros do que por nacionais, apesar de o número de turistas internos estar a aumentar.

O lazer foi o motivo para a esmagadora maioria das viagens que se concentraram em Lisboa, Madeira e Grande Porto. Quanto a preços, Lisboa, Estoril e Algarve fixaram-se entre os mais altos.