Emissão Renascença | Ouvir Online

Nunca tinha havido um Junho tão quente desde que há registo

21 jul, 2014

Informação avançada por agência norte-americana junta a temperatura média da superfície dos solos e dos oceanos.

Nunca tinha havido um Junho tão quente desde que há registo

O mês passado foi Junho mais quente desde que começaram os registos das temperaturas, em 1880, indicou esta segunda-feira a agência norte-americana para os Oceanos e a Atmosfera (NOAA, na sigla inglesa).  
 
A temperatura média combinada da superfície dos solos e dos oceanos atingiu em Junho os 16,22 graus celsius , o que representa 0,72 graus acima da média deste mês no século XX, superando o último máximo de Junho, que fora estabelecido em 2010.  
 
"A maior parte do planeta enfrenta temperaturas médias mensais superiores à média, com recordes de calor nas regiões do sudeste da Gronelândia, no norte da América do Sul ou ainda das zonas do este e centro de África, bem como das partes do sul e sudeste da Ásia", especificou a NOAA, em comunicado.
 
A última vez que a temperatura num mês de Junho foi inferior à média do mês do século XX foi em 1976.

A temperatura da superfície dos oceanos registou em Junho último o valor mais alto desde sempre, batendo o recorde, que datava de 1998, salienta a NOAA. 
 
Os gelos do Árctico derreteram mais do que era habitual em Junho, caindo para um nível inferior em 0,5% à média do período 1981-2010.