Almada recebe prémio da Rede Europeia de Gestão da Mobilidade

18 jun, 2014 • Filomena Barros

Uma ideia simples premiada pela União Europeia. Um pacote de boas-vindas de mobilidade, criado em parceria pela Agência Municipal de Energia de Almada e para Câmara Municipal que - nada mais nada menos - serve para dar as boas-vindas aos novos residentes e promover a informação sobre os transportes públicos que existem no concelho.

Este projecto português foi distinguido, este ano, com o prémio da Rede Europeia de Gestão da Mobilidade e a repórter Filomena Barros foi conhecê-lo mais de perto.

O prémio foi entregue em Florença, Itália, a 9 de Maio. A cidade de Almada ficou na montra dos projectos europeus que servem de exemplo e este projecto aposta numa ideia simples: casa nova, novos hábitos.
 
Catarina Freitas, directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da autarquia e administradora delegada da Agência Municipal de Energia, explica que o projecto foi financiamento pelos apoios comunitários, mas envolveu também as empresas de transportes públicos.

Em concreto, este projecto consiste numa pequena caixa de cartão, com diversos folhetos, informação sobre horários, carreiras, percursos, de cada um dos 4 operadores de transportes do concelho e que são a Transtejo (para a ligação fluvial com Lisboa), a Fertagus (para o comboio da Ponte 25 de Abril), os autocarros da empresa Transportes Sul do Tejo e o Metro Sul do Tejo.

Durante o ano passado, este pacote de boas vindas foi enviado a 800 pessoas. 800 novos residentes do concelho de Almada, que compraram casa, uma vez que os dados são apurados através das Finanças. Cada um recebeu, por correio, este conjunto de informações e ofertas com o slogan “de um lado para o outro com um sorriso”. Um apelo em tom positivo, para levar as pessoas a experimentarem novos hábitos e mudarem mentalidades.

Segundo a directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara de Almada  sublinha que  projecto foi premiado, sobretudo, “porque pode ser aplicado em qualquer cidade, portuguesa e europeia”.

O pacote de boas vindas da mobilidade, criado pela Câmara de Almada e Agência Municipal de Energia, foi considerada a Melhor Prática Internacional de 2014, com potencial de transferência, pelo júri da Rede Europeia de Gestão da Mobilidade.

Um prémio não significa que o projecto esteja finalizado
 
O pacote boas-vindas de Mobilidade continua a ser distribuído aos novos residentes do concelho de Almada, mas, de futuro, poderá ter outras informações, nomeadamente da área da Cultura, Educação e Desporto.

Em entrevista à Renascença, o vereador da Mobilidade, Rui Jorge Martins, sublinha que esta iniciativa depende do envolvimento dos operadores de transportes da região, que devem apostar em mais e melhores serviços. Fala também do Plano da Mobilidade e Acessibilidades XXI, que mudou o concelho e reforça a necessidade de concretizar a expansão do Metro Sul do Tejo, para chegar aos outros municípios do Arco Ribeirinho.